Odontologia Estética

Coroas em Porcelana

As Coroas de Porcelana ou Metal free são peças que restauram totalmente um dente à sua forma e cor natural, e são coladas em dentes naturais que tem um comprometimento mais severo.

Assim como as facetas, permitem que seja feita uma total reformulação da estética de um sorriso, em tratamentos maiores, ou de apenas um dente. As coroas protegem e reforçam dentes extensamente danificados ou com tratamentos de canal realizados, que não podem ser restaurados por resinas ou amálgama. Tem como uma das funções reforçar o dente para devolvê-lo às suas funções de mastigação.

Sendo feitas totalmente de porcelana são indicadas principalmente para casos onde a estética é fundamental, como em dentes anteriores. São muito resistentes e duráveis mas pode haver necessidade de trocá-las em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up.

Fotos de antes e depois com tratamentos estéticos foram removídas por questões éticas. Temos em nossa clínica diversos exemplos que continuarão a disposição dos pacientes.

Seqüência de tratamento de uma coroa totalmente Cerâmica:

Coroa cerâmica

Antes do Procedimento: O paciente possui um dente que necessita uma coroa.

Coroa cerâmica

Prepara-se o dente antigo realizando pequenos desgastes. Nessa fase é feita uma coroa provisória.

Coroa cerâmica

Instalando a nova coroa. Após 7 a 10 dias, a nova coroa é instalada.

Coroa cerâmica

Resultado Final: O novo dente se assemelha perfeitamente aos demais.

Coroa Metalocerâmica

Como alternativa para a utilização de uma Coroa Cerâmica, podemos utilizar uma Coroa Metalocerâmica. Trata-se de uma peça que tem um reforço interno de metal, sendo que a porcelana é aplicada a sua volta. Tem um custo menor do que uma coroa totalmente em cerâmica, mas sabe-se que com o tempo existe o risco de que uma retração gengival exponha a margem em metal, comprometendo a estética do trabalho.

Coroa metalocerâmica

Imagens:

Coroas de porcelana